11 de abril de 2015

Qual a aparência de Jesus e Lúcifer?

Antes de mais nada clique aqui e curta o nosso facebook, lá você vai encontrar links diretos para nossas principais matérias, não precisa curtir eles nem nada do tipo, basta clicar no que lhe parecer interessante e ler, só isso. Bom proveito.
Você já se perguntou por que Jesus de Nazaré é representado como um homem branco de cabelos lisos, quando na verdade ele nasceu no Oriente Médio? Por que Lúcifer foi descrito como um demônio quando na verdade ele era o mais belo dos anjos, sendo descrito como perfeito? Bom, vamos lá!
A coisa mais próxima que temos da descrição de Jesus pode ser encontrada em Isaías 53:2b: "Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos", então podemos dizer que ele era igual a qualquer outra pessoa que morava naquele lugar naquela época. Com isso em mente cientistas e arqueólogos ingleses e israelenses resolveram recriar a aparência de Jesus Cristo em 3D. 
Para fazer isso, além de técnicas de antropologia forense (analisaram restos mortais de pessoas que viveram na época de Jesus, colheram dados sobre a aparência de pessoas de sua etnia e focaram suas atividades nos crânios encontrados na região do Getsêmani), os cientistas também usaram descrições bíblicas como fonte de informação para detalhes. O resultado, que foi copiado  por outros artistas e IA's, parece apenas um homem normal, sem nada de especial, quase igual a essa imagem que você vê abaixo:

Domínio público
Muito diferente do que foi representado em diversas pinturas do mundo ocidental. Isso ocorreu porque naquela época Jesus tinha de ser representado como uma pessoa bela, com raízes europeias, similar aos anjos que eram pintados, por isso ele foi pintado em várias versões: 

Pele e cabelos claros

Heinrich Hofmann, Domínio público, via Wikimedia Commons

Pele clara, cabelos escuros e pouca barba

Domínio público

Pele clara, cabelo escuro e trançado

Petar Milošević, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Loiro e de olhos azuis

Domínio público

E quanto a Lúcifer? Bom, Samael (que significa Veneno (Sama) de Deus (El)) foi descrito apenas como sendo perfeito em Ezequiel 28:15 "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti."
Então acredita-se que ele era mais bonito ou pelo menos igual aos outros anjos, então pinturas e estátuas o representavam quase todas da mesma maneira, nada de chifres, rabo ou nada do tipo, apenas um anjo no estilo europeu:

I, Luc Viatour, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Andy / Andrew Fogg from near Cambridge, UK, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

G.H. Frezza, Domínio público, via wellcomecollection.org

O que aconteceu com Lúcifer foi exatamente o contrário do que aconteceu com Jesus. Enquanto Jesus deveria ser uma pessoa bela, cuja aparência inspire proteção aos europeus, Lúcifer deveria ser um monstro, para que as pessoas realmente tivessem medo dele.
Outro problema é que nem mesmo os anjos são representados de maneira correta, em Ezequiel 1:5-11, os anjos querubins são descritos assim: "5(…) esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; 6 cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. 7 E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido. 8 E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e todos quatro tinham seus rostos e suas asas assim: 9 Uniam-se as suas asas uma a outra; eles não se viravam quando andavam; cada qual andava para adiante de si; 10 e a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e a mão direita todos os quatro tinham o rosto de leão, e a mão esquerda todos os quatro tinham o rosto de boi; e também tinham todos os quatro o rosto de águia; 11 assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas em cima; cada qual tinha duas asas que tocavam 12 E cada qual andava para adiante de si; para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.":

Domínio público
A bíblia, em Apocalipse 4:6-8, também descreve um outro tipo de ser celestial chamado de Criaturas Vivas ou Seres Viventes, sua descrição é a seguinte: "Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir."

Book of Kells, Domínio público, via Wikimedia Commons

Domínio público
E lembre-se de curtir o nosso facebook em Real World Fatos.

Um comentário: