12 de março de 2016

Quem inventou o dever de casa?

Muita gente já deve ter se perguntado isso antes, provavelmente antes ou depois de uma ameaça, mas quem afinal decidiu inventar o tão odiado dever de casa? Bom, vamos tentar descobrir isso agora.

Domínio público
A teoria que roda a internet é que foi o professor italiano Roberto Nevillis, que, em 1095, quando ele dava aulas em Veneza, resolveu mandar seus alunos fazerem a lição em casa, não se sabe se foi como uma forma de punição ou uma tentativa de ajudar seus alunos.
Seus métodos deram certo, e o dever de casa passou a ser algo mais comum, principalmente depois da virada do século XX. Hoje o dever de casa se tornou uma ferramenta indispensáveis na maior parte do mundo, mesmo assim o ódio de algumas pessoas é tanto que existem diversas imagens mostrando a opinião das pessoas contra o professor Nevillis.

Domínio público
Mas na verdade tudo isso é muito provavelmente apenas um mito, é provável ainda que Roberto nem tenha existido de verdade, e muito menos inventado o dever de casa em 1095, já que nessa época escolas eram algo muito informal, com a maioria das pessoas de alta-classe já recebendo aulas privadas em suas casas.
Isso tudo sem contar que não existe sequer uma fonte confiável que fale sobre a vida de Roberto, nenhum livro, jornal, documentos, nada. Ou seja, o mais provável é que esse cara nem tenha existido, sem contar que seu nome muda dependendo da fonte consultada, sendo escrito como "Neville", "Nevile", "Nevillis", "Nevilis", etc.
Ah, e a imagem que você vê acima do rosto dele? Essa imagem na verdade mostra John Eugene Osborne (19 de Junho de 1858 – 24 de Abril de 1943), um médico, agricultor, banqueiro e político americano, ele foi o terceiro Governador do Wyoming e Representante dos Estados Unidos como membro do Partido Democrata. Ou seja, não tem nada a ver com Roberto e o dever de casa.

Então quem realmente inventou o dever de casa?

Domínio público
Nós nunca vamos saber quem realmente inventou o dever de casa, não existem registros oficiais de que alguém realmente tenha patenteado ou pelo menos tomado crédito por essa ideia,  mas nós sabemos quem realmente popularizou ele. Até onde se sabe Johann Gottlieb Fichte é o pai do sistema moderno de dever de casa.
O cara foi um filósofo alemão conhecido por ser o pai fundador do nacionalismo alemão. Johann então, segundo o site througheducation.com,
 teria popularizado o conceito de Volksschule e Realschule. Volksschule era um sistema de ensino obrigatório de nove anos, semelhante ao ensino primário e secundário inferior. A Realschule era um sistema de ensino secundário reservado aos aristocratas. O dever de casa fazia parte da Volkschule para "demonstrar o poder da nação sobre as pessoas comuns e despertar um sentimento de nacionalismo".
Este sistema foi lentamente adotado em toda a Europa, embora alguns países como a Finlândia continuaram com seu próprio sistema de educação e se recusaram a impor dever de casa aos alunos.
Em 1843, Horace Mann, o então secretário do Massachusetts Board of Education, foi à Europa e visitou as escolas na Prússia. Em seu retorno, ele apresentou suas descobertas no sétimo relatório anual do conselho. Esses relatórios foram então reimpressos nos Estados Unidos e levaram à reforma do sistema educacional americano, popularizando o dever de casa na América.
E isso meus amigos, é a possível história verdadeira do dever de casa. Se você gostou da matéria, deixe a sua curtida em nossa página oficial, e leia mais matérias incríveis todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário