19 de dezembro de 2023

De onde veio o nome de seus lutadores favoritos?

Aqui no RWF você já viu a origem de muitos nomes artísticos do mundo da música, mas tão populares quanto cantores e bandas são os lutadores de luta-livre, ou wrestlers, que também tem nomes artísticos que você nem imagina a origem. Então vamos revelar os segredos desse mundo agora mesmo!

Henry Villarama, Domínio público, via Wikimedia Commons
O primeiro nome artístico de Dwayne Douglas Johnson foi Rocky Maivia, que é uma combinação dos nomes artísticos de seu pai (Rocky Johnson) e avô (Peter Maivia). Ele inicialmente relutou em usar esse nome de ringue, mas foi persuadido por Vince McMahon, o dono da famosa WWE.
O problema é que o personagem Rocky Maivia foi um fracasso total, Dwayne então teve uma segunda chance em sua carreira e dessa vez decidiu usar apenas a primeira parte do nome, se chamando na terceira pessoa de "The Rock" (o Rock), um nome que fez muito mais sucesso, embora a WWE ainda tenha o chamado de
 "The Rock" Rocky Maivia por um bom tempo.

David Seto, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Poucos wrestlers conseguiram tanto respeito em suas carreiras quanto Mark William Calaway, mais conhecido pela sua alcunha The Undertaker.
O nome de seu personagem mais famoso veio mais uma vez de 
Vince McMahon, que queria um lutador fazendo papel de um agente funerário do velho oeste, esses agentes, em inglês, se chamam "undertakers".
Mas na verdade o nome completo de seu personagem seria 
Kane the Undertaker, uma referência aos personagens bíblicos Caim e Abel, mas a parte do Kane foi cortada e algum tempo depois dada a outro lutador.

Miguel Discart, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
No fim foi Glenn Thomas Jacobs que acabou ficando com o nome de Kane, já que, como vários outros wrestlers dessa lista, seus outros personagens haviam sido um fracasso. O seu novo personagem foi apresentado como sendo o meio-irmão do Undertaker, finalizando então a simbologia de Caim e Abel.
Curiosamente Jacobs também foi eleito 
prefeito republicano do condado de Knox, Tennessee, em 2018.

Gage Skidmore, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
John Cena poderia estar facilmente usando seu nome verdadeiro nos ringues, e é exatamente isso o que ele está fazendo, seu nome completo é John Felix Anthony Cena.

Megan Elice Meadows, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Similarmente, Randy Orton também usa seu nome verdadeiro nos palcos, ele se chama Randal Keith Orton, com Randy sendo um diminutivo de Randal.

Super Festivals from Ft. Lauderdale, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Agora um que poderia estar usando seu nome de verdade mas tecnicamente não está, o lutador Shawn Michaels na verdade se chama Michael Shawn Hickenbottom, tendo apenas trocado a ordem de seu nome. Ele fez isso porque, quando criança, ele não gostava do nome "Michael", ele então convenceu sua família e amigos a chamá-lo pelo nome do meio.

David Seto, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O lutador e chefe de criação da WWE Paul Michael Levesque se apresenta sob o nome de Triple H, ás vezes escritos como HHH. O nome significa Hunter Hearst Helmsley.
Na verdade ele iria ser chamado originalmente de Reginald DuPont Helmsley, mas Levesque queria um nome que desse para ser abreviado de uma maneira melhor, sugerindo então começar todos os nomes com a mesma letra.
 
Super Festivals, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O notório Ric Flair também poderia estar usando seu nome de verdade, mas ele é um pouco diferente, ele se chama Richard Morgan "Ric" Fliehr. Ric é uma abreviação de Richard, e Flair é uma maneira mais fácil de ler e pronunciar o nome Fliehr.

Gage Skidmore, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Outro que fez uma pequena mudança em seu nome foi o lutador Batista, hoje também conhecido por ser um ator. Seu nome de verdade é David Michael Bautista Jr.
Na verdade seu primeiro personagem se chamava Deacon Batista, ou em nossa língua, Diácono Batista, só que Bautista nem ao menos notou que eles haviam mudado a escrita de seu nome. Em uma entrevista a UPROXX ele disse:
"Tudo bem, aqui está a coisa engraçada sobre isso, porque quando eu estava... quando fui chamado pela OVW, que era nosso centro de treinamento, eles mudaram meu nome e mudaram para 'Batista'. Não percebi que mudaram a grafia. Bem, me disseram que o motivo pelo qual eles fizeram isso foi para que as pessoas pudessem pronunciar com mais facilidade, e mais tarde outro lutador me disse: ‘Não, seu idiota. Eles fizeram isso para que pudessem possuí-lo. Eles simplesmente não podem ser donos do seu nome. Eles mudaram a grafia, agora eles são os donos.’ O que era verdade. Saí da WWE sem meu nome de wrestling, voltei ao meu nome verdadeiro e comecei de novo."

Gage Skidmore from Peoria, AZ, United States of America, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Stone Cold Steve Austin nem ao menos se chama Steve Austin, seu nome de nascimento é Steven James Anderson, mas, depois que seus pais se divorciaram e sua mãe se casou pela segunda vez, ele foi mudado para Steven James Williams.
Seu apelido foi sugerido acidentalmente por sua esposa inglesa, que lhe disse para beber uma xícara de chá que ela havia preparado para ele antes que ficasse "frio como uma pedra" ("Stone Cold" em inglês
). Já o Austin veio de seu local de nascimento: Austin, Texas, EUA. No fim Steve acabaria mudando seu nome legalmente para Steve Austin.

Tabercil, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O lutador Rey Mysterio se chama Óscar Gutiérrez Rubio, ele foi treinado por seu tio Rey Misterio e lutou desde cedo no México, onde aprendeu o estilo de Lucha Libre. Ele lutou com vários nomes de ringue, tais como La Lagartija Verde (A Lagartixa Verde) e Colibrí (Beija-flor), antes de seu tio lhe dar oficialmente o nome de Rey Misterio Jr.

Mandy Coombes, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Bret Hart é mais um que usou seu nome de batismo nos ringues, ele se chama Bret Sergeant Hart. Já seu outro apelido, The Hitman, veio de outro lutador. Em 27 de abril de 1985, algumas semanas após a derrota por nocaute de Thomas "The Hitman" Hearns contra "Marvelous" Marvin Hagler, Hart leu em um jornal sobre ele se aposentar do boxe e imediatamente gostou de como "Hitman Hart" soava, foi quando ele decidiu usar "Hitman" como seu apelido de luta-livre.

Adam Rickert, Domínio público, via Wikimedia Commons
Assim como Hart o lutador Goldberg também usou seu nome verdadeiro nos ringues, ele foi batizado de William Scott Goldberg.
Curiosamente, sua mãe cultiva flores de maneira profissional, e ela criou uma orquídea híbrida que foi até mesmo premiada em 2000, a orquídea foi nomeada em homenagem a seu filho, ela se chama Phalaenopsis Bill Goldberg
.

Chairman of the Joint Chiefs of Staff from Washington D.C, United States, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Roman Reigns não poderia ter escolhido um nome mais diferente do que o seu nome de verdade, ele se chama Leati Joseph Anoa'i.
Inicialmente, Leati queria ter um nome de ringue de uma palavra só e lutar apenas como "Roman". No entanto, a WWE rejeitou a sua ideia e lhe disseram para encontrar um sobrenome, ele então 
se inspirou em um lutador da FCW chamado Calvin Raines. Ele então se chamou de Roman Raines, mas depois mudou para Roman Reigns, que significa de maneira literal Reinados Romanos.

Gregory Davis, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Já o primo de Roman, Edward Smith Fatu, escolheu o nome Umaga para lutar. O nome é uma homenagem a cultura samoana, com "umaga" sendo o termo que se refere à cerimônia ou ritual de tatuagem tradicional samoana.

Megan Elice Meadows, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Terry Gene Bollea só é conhecido pelo seu nome de ringue Hulk Hogan. Mais uma vez a ideia veio do próprio dono da WWE, Vince McMahon, que queria usar um nome irlandês, ele então deu a Terry o sobrenome Hogan. Já "Hulk" é um termo americano que significa algo grande, forte e pesado, usado principalmente para se referir a navios.
Quem acabou não gostando do nome foi a Marvel Comics, que tinha seu personagem Hulk. Em 1984 acabou acontecendo um acordo de renúncia entre a Titan Sports, a Marvel Comics e o próprio Hogan, onde a Marvel obteve as marcas registradas "Hulk Hogan", "Hulkster" e "Hulkamania" por 20 anos, e a Titan concordou em parar de se referir a Hogan como "Incrível" ou apenas como "Hulk", Hogan também não podia mais usar as cores verde e roxo nos ringues. A Marvel também recebeu posteriormente 0,9% da receita bruta de mercadorias associada a Hogan, US$ 100 para cada uma de suas lutas e 10% da parcela da Titan de seus outros ganhos sob este nome.

Keith McDuffee from Northborough, MA, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Adam Joseph Copeland acabou ficando com o nome Edge nos ringues. Copeland pegou o nome de uma estação de rádio, ele disse em uma entrevista a Wrestletalk:
"
Don Callis e eu estávamos dirigindo, e a estação de rádio era em Albany, e era ‘Edge 1-0-alguma coisa’, e crescendo em Toronto, Edge 102 sempre foi uma das minhas estações favoritas. Eu estava tipo, ‘Hmm, isso tem um toque de rock ‘n’ roll, Edge’. Eles estavam lançando nomes como Rage, Riot, e você sabe, era o final dos anos 90, certo? Eu apenas pensei: ‘Edge, vou jogar isso aí’. Pelo menos é algo com o qual eu poderia me identificar um pouco melhor. E pegou."

Super Festivals, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O lutador Christian na verdade se chama William Jason Reso. Um de seus primeiros nomes de ringue foi Christian Cage, uma combinação dos nomes dos atores Christian Slater e Nicolas Cage. Depois ele largou o Cage e ficou apenas com o Christian.

Tabercil, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Chris Jericho pegou parte de seu nome verdadeiro, Christopher Keith Irvine, e juntou com Jericho, mas de onde veio o sobrenome? Bom, segundo o próprio lutador em uma entrevista no The Rich Eisen Show:
"Eu ia me chamar de 'Jack Action'. Apenas - Jack Action. Nome: Jack, sobrenome: Action. Achei que isso me renderia um milhão de dólares, mas então contei isso a alguém e eles disseram: 'Você não pode ser Jack Action, isso é estúpido.' E eu pensei, 'Claro que é estúpido! Eu nunca faria isso.' 'Qual o seu nome?' E eu estava, tipo, uh, e vi o álbum do Helloween [Walls of Jericho] e disse, 'Chris Jericho!' Aí está. Você poderia estar conversando com Jack Action se as coisas tivessem acontecido de forma diferente."

Steve Wright Jr., CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
E por último o famoso CM Punk se chama Phillip Jack Brooks. Então o que significa o CM? Bom, seu "nome completo" é Chick Magnet Punk, que pode ser traduzido como "Imã de Garotas Punk". 
Ele começou a usar esse nome quando passou a fazer parte de uma dupla chamada The Chick Magnets com o lutador CM Venom. A dupla acabou se desfazendo mas ele continuou a usar o nome de ringue.

Se você gostou da matéria que tal visitar nossa página oficial? Lá você encontra nossas melhores matérias todos os dias da semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário